Tema: Programação
Inclusiva e acessível
Um dos elementos essenciais da EU Code Week é o seu caráter inclusivo. Anhelina Bykova, investigadora exclusiva, professora e voluntária, é embaixadora da EU Code Week em Portugal. Oriunda das ilhas dos Açores, Anhelina explica: «A EU Code Week é uma iniciativa fantástica que oferece muitas oportunidades a todos os que se interessam por programação. É muito útil para que os professores e educadores envolvam as crianças na programação de uma forma muito interessante, dinâmica e divertida.»
O entusiasmo de Anhelina reflete o espírito da EU Code Week , durante a qual alunos e educadores de todas as idades e origens se reúnem para explorar o mundo da programação através de atividades lúdicas e interessantes. As ferramentas intuitivas e os vastos recursos da iniciativa tornam-na acessível tanto a principiantes como a programadores experientes.
Capacitar professores e alunos
Diogo da Silva, professor do primeiro e segundo ciclos do ensino básico e recentemente integrado na equipa de Embaixadores da EU Code Week em Portugal, é apaixonado pela promoção da programação e do pensamento computacional. Diogo é também o responsável pelo departamento pedagógico da Visionarium, uma ONG dedicada à abordagem educativa baseada em CTEM. «Através das minhas ligações com as escolas, espero ajudar o projeto a chegar a muitos mais professores e alunos», afirmou.
A missão de Diogo realça o objetivo mais amplo da EU Code Week – capacitar professores e alunos com competências digitais que são cada vez mais vitais no mundo atual. Ao estabelecer ligações com escolas e educadores, Diogo e outros como ele pretendem tornar o ensino da programação acessível ao maior número possível de jovens, garantindo que estão bem preparados para o futuro digital.